top of page
FAÇA ACONTECER

A sala maker é o ambiente onde os estudantes exercitam a criatividade e realizam atividades práticas na escola. Nesse espaço, eles são incentivados a criarem objetos inovadores e consertarem coisas sozinhos. 

A sala é um espaço da escola destinado a atividades do tipo “mão na massa”, montagem de blocos, construção de robôs, conserto de peças eletrônicas, pintura, desenho, marcenaria, costura e outras atividades práticas.

Ela é um ambiente de criação, experimentação, protagonismo juvenil, compartilhamento de descobertas e resolução de problemas.

O conceito Maker é um conjunto de atividades focadas no aprendizado prático. Ou seja, o foco é desenvolver uma série de habilidades colocando a mão na massa e sendo protagonista do processo de aprendizagem.

A metodologia é voltada para o desenvolvimento prático para soluções cotidianas. Desse modo, o objetivo é incentivar que os estudantes criem alternativas específicas de acordo com as suas respectivas necessidades.

O ideia Maker é estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas e também habilidades interpessoais. O foco é trabalhar a criatividade, proatividade e a autonomia na administração de conflitos e resolução de problemas.

A metodologia maker é uma vertente recente que surgiu a partir da junção de práticas diversas da área de Educação, Design, Tecnologia e Gestão.

A área é recente e surge principalmente a partir da globalização e da expansão do uso de tecnologias no cotidiano.

Os fundamentos maker são:

  • Criatividade e liberdade para transformar;

  • Trabalho em equipe e colaboração;

  • Sustentabilidade e impacto ambiental positivo;

  • Potencial de replicação das ideias.

bottom of page