top of page
DE BRAÇOS ABERTOS A INCLUSÃO
DIRETRIZES E BASES

A metodologia da Educação Especial Inclusiva combina as noções de educação especial e regular. O objetivo desse sistema é promover a integração entre todas as crianças da comunidade.

Para essa finalidade, é fundamental que ocorra união entre as políticas públicas, instituições de ensino, famíliares e professores qualificados.

De acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Especial é a modalidade de educação voltada aos "educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”. 

 

A Educação Especial tem como público-alvo crianças com alguma deficiência, essas vagas sendo ofertadas em escolas do ensino regular ou instituições especializadas, como as escolas para cegos, escolas para surdos, etc. Nessas escolas, a estrutura, equipamentos e professores são especializados. No entanto, a crítica é pelo fato de não ocorrer o convívio entre as crianças, independente das suas condições físicas ou cognitivas.

Educação Inclusiva visa maior integração entre as crianças a partir da difusão do ensino coletivo. Dessa forma, o ambiente escolar promove o convívio entre os alunos com necessidades especiais ou não, favorecendo a aproximação entre as crianças. 

 

O ensino inclusivo também está relacionado as populações com culturas diferentes, como os quilombolas, indígenas, etc. A iniciativa também precisa que as escolas da educação regular sejam adequadas ao correto atendimento dessas crianças. A metodologia também contribui para favorecer a diversidade, visto que o ambiente atende crianças em diferentes situações.

Segundo a legislação e resoluções vigentes o aluno matriculado em qualquer escola da rede estadual com necessidades especiais torna-se elegível para os benefícios de transporte escolar, material adaptado, alimentação especial, profissional de apoio escolar-cuidador e salas de recurso com professores especializados.

No ato da Matrícula ou assim que o tiver em mãos o Responsável deve apresentar Laudos Médicos e Relatórios, com código CID da condição e CRM do médico legível e atualizados. Em contrapartida a escola deve iniciar os devidos processos junto a diretoria de ensino regional, onde a documentação e solicitação serão analizadas pela comissão encarregada e terão seu mérito deferido ou indeferido. 

A resolução SEDUC – 21, de 21-6-2023 trata da disponibilidade de atendimento para alunos elegíveis para Salas de Recurso a partir do inicio do ano letivo de 2024 o atendimento passou a ser individualizado sendo o aluno atendido em sala especializada por um profissional em duas aulas semanais de 45 minutos.

 

Desde a nossa fundação no ano de 2007, de acordo com as diretizes da época éramos considerados POLO para alunos com necessidades especiais e portanto Educação Especial, com a adoção da diretriz da Educação Inclusiva mantivemos nossos princípios de acolhimento e integração ás crianças que vieram até nós.

 

Hoje, do nosso início até 2024 acolhemos um total cerca de 200 crianças com diferentes condições e situações, permanecendo conosco no ano letivo vigente 75 estudantes que são atendidos com todo nosso amor e cuidado.

BREVE HISTÓRICO
bottom of page